

Vila Mocó - Escala Urbanística
Por: Mariana Daltro, Filipe Gonzales e equipe
PROBEX - 2015
O trabalho apresenta processos de pesquisa urbana e desenvolvimento projetual no campo da Arquitetura e Urbanismo para a comunidade da Vila Mocó, situada no município de Itaporanga, no Estado da Paraíba, região Nordeste do Brasil, elaborado através de um projeto de extensão , vinculado à UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e à Prefeitura de Itaporanga.Esta parte trata-se especificamente da parte urbanística da Vila Mocó.
Como forma de preservar as relações de identidade e de pertencimento dos moradores em relação ao espaço em que habitam, buscou-se manter as principais características do traçado viário.
Na tentativa de potencializar a integração da área em questão, e favorecer os futuros deslocamentos exercidos quando da consolidação de seu entorno, a malha viária precisou entrar em concordância com o seu derredor. Este fato, acabou alterando ligeiramente o formato e a direção das ruas, sem, entretanto, alterar o seu aspecto global.
Como terceiro e talvez mais importante condicionante, tem-se a preservação das relações de vizinhança. optou-se por gerar quadras mais curtas e permeáveis ao pedestre, por meio da subtração de um ou mais lotes em pontos estratégicos, gerando “nós” favoráveis à disposição de pontos de comércio. Esse ato, teve como efeito a criação não somente de espaços de passagem, mas também de encontro e permanência, materializados nas praças de caráter local. Propõe-se um espaço bem delimitado capaz de receber equipamentos voltados à comunidade, permeável e acessível sobretudo à escala humana. Dessa forma, os espaços públicos destinados ao encontro dividem-se em dois: praças locais e praças de bairro.

Proposta para Sede Comunitária


Proposta para Centro Ecumênico

