




Centro de Tecnologia
Por: Mariana Daltro e equipe
Disciplina: Desenho Urbano II
A proposta paisagística para o Centro de Tecnologia (CT) da UFPB fundamenta-se no princípio da biomimética, a qual busca a natureza como inspiração inventiva na criação de soluções para problemas contemporâneos da humanidade. A partir desta concepção, a teia de aranha foi adotada como elemento – chave para o projeto, aliando funcionalidade, estética e sustentabilidade no CT que queremos.
A fim de solucionar questões como a integração entre os blocos do centro de tecnologia, foi proposto um desenho legível no qual os edifícios estivessem conectados com base no princípio da teia. Esta porta a imagem de tecnologia que o projeto sugere a partir da conectividade de seus fios leves, flexíveis e resistentes. A abstração deste elemento como refúgio e abrigo está atrelado ao ideal de um novo CT que abrace e convide os estudantes, funcionários e visitantes a permanecerem na universidade.
O projeto propõe a criação de espaços integrados e vias compartilhadas com a priorização do pedestre e bicicleta em detrimento do automóvel. Apresenta como preocupação a promoção de espaços ativos e identitários, além de utilizar o paisagismo como elemento fundamental na transformação do espaço. Assim, é através desses conceitos que se busca realizar uma proposta econômica e eficiente, visando uma Centro de Tecnologia mais sustentável no âmbito social, econômico e ambiental.



